Projeto de Transformação – Cri@ção Educacional e Social
Duração: 31 de dezembro de 2020 a 31 de dezembro de 2023
O Projeto #StoriesThatMatter! propõe-se a longo prazo, romper com o ciclo vicioso da desigualdade e a curto-médio prazo, combater a exclusão social e educativa, a discriminação e o abandono escolar. Para isso, propõe uma co-solução integrada e sustentável, organizada a partir de comunidades de aprendizagem-criação e assente numa metodologia inovadora e experimental capaz de gerar competências úteis para que as futuras gerações (crianças e jovens de hoje) estejam preparadas para assumirem lideranças inclusivas transformadoras num mundo VUCA (Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo).
Objetivos específicos:
- Desenvolver as competências de crianças e jovens (hard e soft skills – TIC e pensamento crítico, criatividade, empatia, trabalho em equipa, autoconhecimento, comunicação intercultural, inteligência emocional), contribuindo para o desenvolvimento do seu potencial como futuros líderes;
- Capacitar os pais e encarregados de educação para desenvolverem competências de mentoria/tutoria dos seus educandos;
- Formar profissionais da educação com soft skills e competências digitais adequadas a ambientes inclusivos, solidários e facilitadores do desenvolvimento do potencial dos seus alunos como futuros líderes;
- Promover uma comunidade de aprendizagem-criação sustentável;
Área Geográfica: Caparica e Trafaria
Público alvo:
– Alun@s do Ensino Básico da Caparica e Trafaria (em Atividades Curriculares e
Extra-Curriculares);
– Profissionais de Educação – Professores e outros Agentes Educativos;
– Pais e Encarregados de Educação;
– Associações locais (mediadores e animadores e crianças e jovens);
Combinação de três abordagens metodológicas – Design Thinking, Co-creation design e abordagem multinível
– Diagnósticos de necessidades de formação (Docentes, Mediadores, Animadores socioculturais/Alun@s/Pais e EE);
– Programas de capacitação #StoriesThatMatter – Crianças e Jovens, Pais e EE, Professores, Colaboradores, Voluntários (Atividades Curriculares e Extra-Curriculares);
– Materiais Pedagógicos de Apoio às Ações de Capacitação;
– Festival #StoriesThatMatter! (Apresentação dos Trabalhos Desenvolvidos);
– Juntos Por Uma Causa #StoriesThatMatter!;
– Atividades de “Convivialidade – Aprendizagem” (Atividades Educativas Não Formais e Informais);
– Relatórios (Anuais);
– Newsletter (Mensal);
Parceiros:
– AD SUMUS – Associação de Imigrantes de Almada;
– AEC – Agrupamentos de Escolas da Caparica;
– AEMA – Agrupamento de Escolas Miradouro de Alfazina;
– AEMC – Agrupamento de Escolas do Monte da Caparica;
– AET – Agrupamento de Escolas da Trafaria;
– AI9.PT – Associação Portuguesa para a Inovação e Empreendedorismo Social e Digital;
– Almada Forma – Centro Formação de Associação de Escolas do Concelho de Almada;
– APCAlmada – Associação de Professores do Concelho de Almada;
– Associação AlmaSã;
– Associação Novo Mundo Azul (Novo Mundo);
– Associações de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas da Caparica e Trafaria;
– Biblioteca da FCT/Municipais/Escolares;
– Círculo Artístico e Cultural Artur Bual;
– CLAI – Centro de Apoio ao Imigrante;
– CMA – Câmara Municipal de Almada;
– Costume Colossal – Associação para a Integração das Comunidades Ciganas;
– EDA – Ensaios e Diálogos – Associação;
– Fundação AFID Diferença;
– Gabinete de E-Learning da FCT NOVA – Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa;
– Junta de União das Freguesias de Caparica e Trafaria;
– LIFESHAKER – Associação;
– Recomeço – Associação para a Reabilitação e Integração Social Amadora/Sintra;
– Rede Social – Conselho Local de Ação Social de Almada (CLASA);
– UCAPA – União Concelhia das Associações de Pais de Almada;
Envol20 Almada – DLBC Urbano
POR LISBOA
FSE
Candidatura Local, Desenvolvimento Local de Base Comunitária de Almada “GAL ENVOL20 ALMADA”