#STORIESTHATMATTER!

Projeto de Transformação – Cri@ção Educacional e Social

Duração: 31 de dezembro de 2020 a 31 de dezembro de 2023

 

O Projeto #StoriesThatMatter! propõe-se a longo prazo, romper com o ciclo vicioso da desigualdade e a curto-médio prazo, combater a exclusão social e educativa, a discriminação e o abandono escolar. Para isso, propõe uma co-solução integrada e sustentável, organizada a partir de comunidades de aprendizagem-criação e assente numa metodologia inovadora e experimental capaz de gerar competências úteis para que as futuras gerações (crianças e jovens de hoje) estejam preparadas para assumirem lideranças inclusivas transformadoras num mundo VUCA (Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo).

 

Objetivos específicos:

  1. Desenvolver as competências de crianças e jovens (hard e soft skills – TIC e pensamento crítico, criatividade, empatia, trabalho em equipa, autoconhecimento, comunicação intercultural, inteligência emocional), contribuindo para o desenvolvimento do seu potencial como futuros líderes;
  2. Capacitar os pais e encarregados de educação para desenvolverem competências de mentoria/tutoria dos seus educandos;
  3. Formar profissionais da educação com soft skills e competências digitais adequadas a ambientes inclusivos, solidários e facilitadores do desenvolvimento do potencial dos seus alunos como futuros líderes;
  4. Promover uma comunidade de aprendizagem-criação sustentável;

 

Área Geográfica: Caparica e Trafaria

 

Público alvo:

– Alun@s do Ensino Básico da Caparica e Trafaria (em Atividades Curriculares e

Extra-Curriculares);

– Profissionais de Educação – Professores e outros Agentes Educativos;

– Pais e Encarregados de Educação;

– Associações locais (mediadores e animadores e crianças e jovens);

 

Combinação de três abordagens metodológicas – Design Thinking, Co-creation design e abordagem multinível

 

– Diagnósticos de necessidades de formação (Docentes, Mediadores, Animadores socioculturais/Alun@s/Pais e EE);
– Programas de capacitação #StoriesThatMatter – Crianças e Jovens, Pais e EE, Professores, Colaboradores, Voluntários (Atividades Curriculares e Extra-Curriculares);
– Materiais Pedagógicos de Apoio às Ações de Capacitação;
– Festival #StoriesThatMatter! (Apresentação dos Trabalhos Desenvolvidos);
– Juntos Por Uma Causa #StoriesThatMatter!;
– Atividades de “Convivialidade – Aprendizagem” (Atividades Educativas Não Formais e Informais);
– Relatórios (Anuais);
– Newsletter (Mensal);

 

Parceiros:

– AD SUMUS – Associação de Imigrantes de Almada;

– AEC – Agrupamentos de Escolas da Caparica;

– AEMA – Agrupamento de Escolas Miradouro de Alfazina;

– AEMC – Agrupamento de Escolas do Monte da Caparica;

– AET – Agrupamento de Escolas da Trafaria;

– AI9.PT – Associação Portuguesa para a Inovação e Empreendedorismo Social e Digital;

– Almada Forma – Centro Formação de Associação de Escolas do Concelho de Almada;

– APCAlmada – Associação de Professores do Concelho de Almada;

– Associação AlmaSã;

– Associação Novo Mundo Azul (Novo Mundo);

– Associações de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas da Caparica e Trafaria;

– Biblioteca da FCT/Municipais/Escolares;

– Círculo Artístico e Cultural Artur Bual;

– CLAI – Centro de Apoio ao Imigrante;

– CMA – Câmara Municipal de Almada;

– Costume Colossal – Associação para a Integração das Comunidades Ciganas;

– EDA – Ensaios e Diálogos – Associação;

– Fundação AFID Diferença;

– Gabinete de E-Learning da FCT NOVA – Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa;

– Junta de União das Freguesias de Caparica e Trafaria;

– LIFESHAKER – Associação;

– Recomeço – Associação para a Reabilitação e Integração Social Amadora/Sintra;

– Rede Social – Conselho Local de Ação Social de Almada (CLASA);

– UCAPA – União Concelhia das Associações de Pais de Almada;

 

Envol20 Almada – DLBC Urbano

POR LISBOA

FSE

Candidatura Local, Desenvolvimento Local de Base Comunitária de Almada “GAL ENVOL20 ALMADA”