CORRE MUNDOS – TRANSFORMAÇÃO COMUNITÁRIA PELA ART´INCLUSIVA

Acreditas no poder transformador da arte? Já estiveste (ou gostarias de vir a estar) envolvido(a) em projetos artísticos, educativos ou associativos? És um(a)jovem migrante/descendente de migrantes a residir em Almada? Tens entre 16 a 35 anos de idade?

Então, CORRE-MUNDOS – Transformação Comunitária pela Art`Inclusiva”, é o projeto certo para ti! É um dos 16 projetos (de um total de 132), financiado no âmbito da 1ª edição do programa “Partis&Art for Change”, uma iniciativa Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação “La Caixa”. Agarra a oportunidade!

O quê?
Um projeto para dois anos (Janeiro 2021-Dezembro de 2022), que se propõe contribuir para soluções com impactos positivos sustentáveis e inclusivos para o desenvolvimento local de Almada através de um programa multidisciplinar de educação formal (que cruza a arte – dança, teatro, música e vídeo – e a liderança comunitária) e de educação não-formal e informal (através de um conjunto de atividades, designadas de ”hibridismos culturais”, abertas a vários públicos, e que acontecem na e com a cidade de Almada).

Quem pode participar?
Jovens entre os 16-35 anos de idade, migrantes ou descendentes de migrantes e que estejam a residir em Almada (grupo ainda por constituir, até 35 jovens).

Como participar?
Dia 2 de março, entre as 18h00-19h30 terá lugar um encontro on-line que tem por objetivo apresentar o projeto, a equipa e inspirar à participação, à vontade de querer ser e fazer mais, por si e pelos outros…com e pela arte. É pois, a primeira call to action à constituição do grupo dos “35-jovens-CORRE-MUNDOS”. Para isso, basta enviar um e-mail para corremundos2021@gmail.com a confirmar a presença e, no dia, aceder ao link.

Entidade promotora?
Tem como entidade promotora a Almada Mundo – Associação Internacional de Educação, Formação e Inovação

Entidades co-financiadoras?
Câmara Municipal de Almada, União de Freguesias de Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas, União de Freguesias de Charneca da Caparica e Sobreda, União de Freguesias de Laranjeiro e Feijó, União de Freguesias de Caparica e Trafaria, Junta de Freguesia da Costa da Caparica,

Entidades parceiras?
Biblioteca FCT, TV ALMADA Plano Nacional das Artes, Escola Secundária Fernão Mendes Pinto, AE António Gedeão, AE da Caparica, AE Miradouro de Alfazina, AE Professor Ruy Luís Gomes, Associação de Professores do Concelho de Almada (Apcalmada), Associação da Comunidade Angolana de Almada (ACAA), Centro de Formação Almada FORMA (CFAECA), EDUGEP, Centro de Formação Eagle Intuition, Zona Solta, ADSUMUS, Mundo em Reboliço e Lifeshaker Associação Juvenil.

Quem somos?
Uma outra singularidade deste projeto, que conta com a direção artística de Filipa Francisco e a direção social de Cláudia Vaz, é também a “qualidade-na-diversidade” da equipa envolvida – Clara Andermatt, Bruno Cochat, Piny, Libânia Nazareth, Marco Paiva, Caio Quinderé, Joāo Pinto, Miguel Canaverde, José Pires, António Pedro,  Ricardo Freitas, Joāo Silva, Carlota Lagido, Luis Cruz, Aldara Bizarro, Manuela Pedroso, Adelaide Silva, Ana Paula Silva, Miguel Abreu e Marco Paiva. Um privilégio tê-los connosco!

Mais que um projeto, é uma causa!
É esta a raison d`être de CORRE-MUNDOS – contrariamente ao pássaro Corre-caminhos que só levanta voo quando se sente ameaçado (espécie endémica da Madeira e das Canárias, e que serviu de inspiração à denominação do projeto), CORRE-MUNDOS visa proporcionar o contexto artístico-social-pedagógico para que este grupo de jovens possa levantar voo não por se sentir ameaçado, mas sim seguro e confiante do seu empowerment de transmissão e transformação social pela arte. É este o seu efeito – Juntar pessoas movidas pela causa de cidades mais inclusivas e socialmente mais justas, pela ação da arte!

Apresentaçāo on line do projeto Corre-Mundos
dia 2 de março, 3a feira pelas 18h00-19h30

Junta-te à reunião Zoom, usa o qrcode ou este URL
https://us02web.zoom.us/j/81090495738?pwd=aUhzUy9QcW1PeWx0b1RmZ2dsUUx4dz09

Meeting ID: 810 9049 5738
Passcode: 332116