DLBC – #STORIESTHATMATTER – Projeto de Transformação- Cri@ção Educacional e Social – Candidatura Local, Desenvolvimento Local de Base Comunitária de Almada “GAL ENVOL20 ALMADA”
FSE, Santa Casa da Misericórdia
31-12-2020 a 31-12-23
Propõe-se, a longo prazo, romper com o ciclo vicioso da desigualdade e a curto-médio prazo, combater a exclusão social e educativa, a discriminação e o abandono escolar. Para isso, propõe uma co-solução integrada e sustentável, organizada a partir de comunidades de aprendizagem-criação e assente numa metodologia inovadora e experimental capaz de gerar competências úteis para que as futuras gerações (crianças e jovens de hoje) estejam preparadas para assumirem lideranças inclusivas transformadoras num mundo VUCA (Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo). Obj. específicos:
1. Desenvolver as competências de crianças e jovens (hard e soft skills – TIC e pensamento crítico, criatividade, empatia, trabalho em equipa, autoconhecimento, comunicação intercultural, inteligência emocional), contribuindo para o desenvolvimento do seu potencial como futuros líderes.
2. Capacitar os pais e encarregados de educação para desenvolverem competências de mentoria/tutoria dos seus educandos
3. Formar profissionais da educação com soft skills e competências digitais adequadas a ambientes inclusivos, solidários e facilitadores do desenvolvimento do potencial dos seus alunos como futuros líderes.
4. Promover uma comunidade de aprendizagem-criação sustentável
Alunos e alunas do Ensino Básico da Caparica e Trafaria (em atividades curriculares e extra-curriculares) Profissionais de educação – professores e outros agentes educativos
Pais e Encarregados de Educação dos alunos e alunas Associações locais (mediadores e animadores e crianças e jovens)
Caparica e Trafaria
União de freguesias Caparica e Trafaria; Associações de Pais e Encarregados de Educação do AE Caparica e Trafaria; UCAPA; União Concelhia de Associação de Pais de Almada
Apcalmada; Associação de Professores do Concelho de Almada; Agrupamentos de Escolas (Escolas da Caparica e Escola Miradouro de Alfazina; AE Monte da Caparica e AE Trafaria – territórios TEIP);
Centro Formação de Associação de Escolas do Concelho de Almada – AlmadaForma
AI9.PT – Associação Portuguesa para a Inovação e Empreendedorismo Social e Digital ; Gabinete de E-learning FCT/Nova
Biblioteca da FCT / Municipais / Escolares;
Associação LIFESHAKER; De VARINA – Turismo de Base Comunitária com Impacto Social;
AD SUMUS – Associação de Imigrantes de Almada CLAI – Centro de Apoio ao Imigrante
Rede Social – Conselho Local de Ação Social de Almada (CLASA)
Combinação de três abordagens metodológicas – Design Thinking, Co-creation design e abordagem multinível
1. Diagnósticos de necessidades de formção (docentes, mediadores, animadores socioculturais/ alunos/ pais e EE)
2. Programas de capacitação #StoriesThatMatter – crianças e jovens, pais e EE, professores, colaboradores, voluntários (atividades curriculares e extra- curriculares)
3. Materiais pedagógicos de apoio às ações de capacitação
4. Festival #StoriesThatMatter (apresentação dos trabalhos desenvolvidos)
5. Juntos PorUma Causa #StoriesThatMatter
6. Atividades de “convivialidade – aprendizagem” (atividades educativas não formais e informais)
7. Relatórios (anuais)
8. Newsletter (mensal)