CENTRO CULTURAL FERNÃO MENDES PINTO

CENTRO CULTURAL FERNÃO MENDES PINTO

Candidatura local, União de Freguesias de Almada, Cova da Piedade, Pragal, Cacilhas, ES Fernão Mendes Pinto | outras parcerias

O Centro Cultural FMP – Fernão Mendes Pinto tem por finalidade reunir, documentar, conservar, expor, apresentar e divulgar atividades nas diversas áreas culturais e artísticas, ligadas à memória cultural, artes visuais, música, teatro, dança, literatura, audiovisual e performances, bem como realizar outras atividades culturais e artísticas a partir da cidade de Almada e das suas especificidades, não deixando todavia de ser recetivo e interventivo no que respeita a realizações nacionais e internacionais que se coadunem com os propósitos que o norteiam: constituir-se em todas as suas iniciativas como ponto ativo de encontro de culturas e promoções do interculturalismo.

Localizado no Pragal, o Centro Cultural FMP (Fernão Mendes Pinto) foi criado a partir de um iniciativa da AMAI – Almada Mundo Associação Internacional, com o apoio imediato da UNIÃO DAS FREGUESIAS Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas, e da Escola Secundária Fernão Mendes Pinto, procedendo-se à grande reforma nas instalações físicas de um antigo espaço polivalente do Pragal, sito na Travessa dos Moinhos, naquela localidade, um espaço reabilitado e posteriormente reinaugurado com uma nova concepção do seu uso como aparelho cultural.

A sua programação está dedicada a exibições de artes visuais, teatro, dança, música, eventos literários e ações educacionais em arte. No Centro Cultural efetuar-se-ão palestras, debates e ações de formação, bem como uma unidade de produção e difusão de webrádio. O espaço possui salas expositivas, reserva técnica do acervo, sala de ação educativa, sala modular de rádio e zonas multiuso. Nessas salas acolher-se-á também o C.E.I.A. Centro de Estudos Islâmicos – Almada.

Início da peregrinação, ou melhor dizendo da programação:

Prevemos que esta programação do Centro Cultural entre em funcionamento regular a partir de 1 de maio de 2021.