APRENDO A SER FUTURO

APRENDO A SER FUTURO – Candidatura local – União de Freguesias de Almada, Cova da Piedade, Pragal, Cacilhas, AE Anselmo de Andrade, AE António Gedeão, AE Emídia Navarro, 5 turmas do 1º ciclo do EB

Queremos contribuir para uma Almada forte, renovada e consciente, numa perspetiva construtiva, colaborativa e participada, em valor de cidadania ativa.

AlmadaMundo – associação internacional de educação, formação e inovação – pretende dinamizar um projeto de trabalho para o desenvolvimento de produtos e serviços de referência em comunicação, arte e eventos, dinamização de redes de criação e colaboração, tendo por foco o território de Almada, a sua população, cultura, educação e instituições, com vista à promoção e desenvolvimento económico, social e cultural.

Este programa tem como visão contribuir para a construção da Escola em novos tempos para aprender num mundo em profunda transformação.

As atividades desta proposta estão centradas em Educação, com uma lógica criadora de inovação e interdisciplinaridade, valores humanistas, interculturais, tendo em conta a diversidade de vozes, de territórios, recursos humanos e ambientais.

Perspetivam-se resultados inovadores, com parcerias estratégicas entre escola, academia e comunidade, através de metodologias cientificas de investigação/ação/ reflexão sobre aprendizagens significativas, protagonizadas pelas crianças.

Objetivos

1. Promover a expressividade artística numa perspetiva de cidadania;
2. Educar para o consumo consciente e crítico dos média;
3. Capacitar para a aplicação cívica das tecnologias de comunicação;
4. Desenvolver valores humanistas, interculturais, ambientais e patrimoniais.

 

Primeiro ciclo

Este programa, com a duração de 1 ano letivo, aplica-se a crianças desde o 3o ano de escolaridade do ensino básico, com realização ao longo do ano letivo.
As atividades deste programa com caríz interdisciplinar, flexível e autónomo, pretendem promover a experimentação, criatividade, questionamento e colaboração de modo a favorecerem o desenvolvimento pessoal e cívico.
Os trabalhos desenvolvidos pelas crianças serão objeto de conversas e debates, sendo ainda apresentados e expostos junto da comunidade escolar e educativa no final de cada semestre, a dinamizar pelos protagonistas.
Dado o foco em dinâmicas práticas, consideramos que a composição das turmas deverá obedecer a critérios de qualidade e funcionalidade.

As atividades deste programa incidem nas seguintes áreas:
‣  Desenvolvimento estético e artístico;
‣  Expressão artística;
‣  Produção multimédia e comunicação;
‣  Literacia para os media [digital];
‣  Introdução à filosofia prática

Proponentes

AlmadaMundo – associação internacional de educação, formação e inovação; Direção Adelaide Paredes da Silva;
Coordenação Mauro Teixeira Gentile.

Atividades

Literacia Digital (12 horas)
– Uso dos equipamentos (iPad): boas práticas
– Exploração das potencialidades (comunicação, documentação, multimédia, Web) e apresentação dos objetivos do programa
– Comunicação e produção escrita (Blog das aprendizagens)
– Web e media: Seguraça, Privacidade e Literacia para os media (Benefícios, Perigos)

Desenvolvimento estético e artístico (12 horas)
– Programa de desenvolvimento estético e artístico
– Experimentação e Expressão Artística
– Plástica; Visual; Músical; Drama e movimento (36 horas) Introdução à filosofia prática com crianças (12 horas)
– Desenvolvimento do pensamento, do Ser e do Estar, manifesto na espressão e comunicação das crianças.

Produção Multimédia e Comunicação (24 horas)
no âmbito do contexto escolar e comunidade educativa
– Fotografia e Texto
– Vídeo
– Design
– Produção e Evento: Exposição | Apresentação de trabalhos realizados junto da comunidade educativa, partilha e debate de experiências

 

Programa passo-a-passo

Composição da turma;

Sessão de Apresentação dos Alunos e do Curso à comunicadade educativa e aos Promotores (Ação de formação de Curta Duração para educadores e professores ACD 3h);
Criação de um dispositivo de formação modular para educadores e professores de todos os níveis de ensino no âmbito deste programa;
Aplicação do Programa;
Sessões de final de semestre (2) abertas à comunidade educativa, para apresentação dos trabalho desenvolvidos durante o curso; outras atividades.

Metodologias
Metodologias ativas, de colaboração e construção de conhecimento e competências; Partilha de ideas e debate criterioso em pequeno e grande grupo;
Criatividade e experimentação.

Planeamento

1. Introdução à filosofia prática com crianças

2. Literacia Digital 1
Uso dos equipamentos (iPad): boas práticas
Exploração das potencialidades (comunicação, documentação, multimédia, Web) e apresentação dos objetivos do programa

3. Produção Multimédia e Comunicação 1
no âmbito do contexto escolar e comunidade educativa
– Fotografia e Texto
– Vídeo
– Design

4. Literacia Digital 2
– Comunicação e produção escrita (Blog das aprendizagens)
– Web e media: Seguraça, Privacidade e Literacia para os media (Benefícios, Perigos)

5. Desenvolvimento estético e artístico

6. Produção Multimédia e Comunicação 2
no âmbito do contexto escolar e comunidade educativa
– Produção e Evento: Exposição | Apresentação de trabalhos realizados junto da comunidade educativa, partilha e debate de experiências

Esquema concetual do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória

 

Planificação

Programa modular extracurricular com realização ao longo do ano letivo; Carga horária semanal de 3 horas em duas sessões de 1h30;
Total de 100 horas por 67 sessões.
Perfil dos participantes e constituição de turmas
Critérios de seleção: motivação e curiosidade pela aprendizagem; natural apetência para trabalho de grupo, comunicação e as artes; desejo por inovação e concretização em autonomia e flexibilidade.
Os participantes devem apresentar inscrição com carta de motivação e interesses. Entregar autorização de participação no curso e cedência de imagem (fotos e vídeo) para utilização e divulgação pedagógica.
Por critérios de qualidade e funcionalidade, a turma não deverá exceder 16 participantes.
Cada participante deve ter acesso a um equipamento digital (iPad).

Recursos
Para um funcionamento pleno, consideramos essencial o acesso a recursos materiais e humanos. Este projeto constrói-se tendo por base uma equipa técnica, especializada, criativa e empreendedora.

Equipamentos digitais:
–  iPad (por participante); app’s, caneta digital;
–  Projetor com conectividade sem fios;
–  Coluna de som portátil;
–  Recursos variados para desenvolvimento das atividades; consumíveis.