Relatório de Avaliação Projeto Almada Com Vida 2020

PorAlmadaMundo

Relatório de Avaliação Projeto Almada Com Vida 2020

O desenvolvimento das atividades do programa, Almada Com Vida, pautou-se por elevada qualidade e participação da comunidade de Almada, residente e visitante, nomeadamente nos testemunhos dos migrantes e dos elementos dirigentes, professores e alunos da Apcalmada. Aprofundou-se a construção de ambientes afetivos, criativos e colaborativos em rede, no movimento associativo almadense.

Esta iniciativa distinguiu-se pela participação ativa da União de Juntas de Freguesia e Câmara Municipal de Almada, tornando-se evidente o reconhecimento e a valorização da diversidade cultural de Almada.

A avaliação das diferentes iniciativas foi muito positiva e inovadora, tendo sido produzidos conteúdos de referência com impacto comunitário e associativo, registando-se o interesse e a participação ativa da comunidade de Almada.

Considerou-se a necessidade de reforçar as parcerias, sensibilizar novas entidades culturais para uma participação efetiva, em prol do desenvolvimento cultural do território e do acolhimento e integração das suas gentes.

De forma a estudar o impacto do projeto Almada Com Vida, está em curso a implementação de um dispositivo de observação, #MAPACON VIDA (m-te), colocado na praça Capitães de Abril, com vista a recolher ideias e partilhas de experiências, de forma a melhorar o ambiente da praça, que se pretende revitalizar com a participação ativa e envolvida, dos residentes e visitantes.

Os dados recolhidos, analisados e tratados, serão fornecidos à CMA, bem como divulgados à comunidade, a devido tempo, em sessões públicas, concebidas para o efeito.

Decorrente das conversas e das necessidades identificadas e partilhadas, com a comunidade migrante, nasceu o projeto Rodas de Conversas Migrantes, tendo a 1ª RODA lugar, no dia 10 de outubro de 2020, sábado, pelas 16.30, na sede da Almada Mundo, em modo presencial. Estas rodas de conversas visam conhecer os migrantes e as suas perspetivas de vida, construir comunidades de apoio e de coaching, celebrar Almada, Aqui e Agora, em arte e cultura, com a intervenção e criatividade dos migrantes. Dessas RODAS se fará registo vídeo e se tomará as devidas providências.

A Apcalmada e a Almada Mundo reiteram o seu interesse em dar continuidade ao projeto em 2021, através de um modelo mais participativo, mais expandido e sustentado, potenciando a observação e (re)conhecimento dos habitantes de Almada, na diversidade das suas manifestações sócio – culturais, no sentido da promoção das pessoas e das associações, no território de Almada.

RELATÓRIO ALMADA COM VIDA

site USALMA

 

Sobre o autor

AlmadaMundo administrator

Deixar uma resposta