O Inverno dos Dias – Sessões Literárias

PorAlmadaMundo

O Inverno dos Dias – Sessões Literárias

Almada Mundo Associação Internacional de Educação, Formação e Inovação vai dar continuidade ao ciclo de sessões literárias sob o tema O inverno dos dias, cujo objetivo é trazer para o centro do debate obras e autores de importância inegável no contexto da literatura europeia e universal.
Almada Mundo convida a comunidade a participar na sessão intitulada “Se isto é um homem” e “Os submersos e os salvados”, de Primo Levi, dinamizada por Ana Sofia Souto, a ter lugar no próximo dia 22 de janeiro de 2020, pelas 19.00h, na sede da associação, em Almada (Centro Sul).
Estas sessões permitem refletir sobre o sentido ou o poder ético da literatura e das artes em tempos de experiência extrema. Entre outros conceitos, aproximar-nos-emos dos conceitos de testemunho, memória e tempo, refletindo sobre os rastos de pensamento que a literatura nos deixa e a extrema importância de recordar o passado no presente.
*Ana Sofia Souto
Licenciada em Estudos Portugueses (2016).
Mestre em Linguística (2018) pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
Desde Setembro de 2018 é doutoranda em Estudos Portugueses na mesma instituição de ensino.
Os períodos de estudo, descoberta e indagação em Itália (2016 & 2018) e na Alemanha (2017-2018) permitiram-lhe aproximar-se dos seus interesses de investigação, nomeadamente:
– O tempo, a memória e a identidade;
– O eu no confronto com o eu, a máscara, e a mentira (em relação com a dramaturgia inglesa e norte-americana dos séculos XX e XXI);
– A finitude, a decadência e a morte.
Para além destes, acalenta, ainda, os temas da Literatura Portuguesa Moderna e da Poesia Experimental.
*Cartaz integra desenho da autoria de Ana Carolina Rodrigues
Sejam parte dos caminhos literários!
Abraços-mundo

Sobre o autor

AlmadaMundo administrator

Deixar uma resposta