MEMÓRIA E RECONHECIMENTO A UMA GRANDE MULHER JOANA MADEIRA

PorAlmadaMundo

MEMÓRIA E RECONHECIMENTO A UMA GRANDE MULHER JOANA MADEIRA

MEMÓRIA E RECONHECIMENTO

A UMA GRANDE MULHER

JOANA MADEIRA

Contaremos as mais lindas histórias. Verdadeiras e com gente dentro. De verdade. Gente esquecida, gente encontrada, gente abençoada. Encontrámo-nos, num tempo de Reconhecimento Validação, Certificação de Competências, num tempo novo para ser, acreditar, desejar poder querer. Renascer.

Permanecem vivas as dores e a coragem. A alegria e as lembranças, as conversas, os sonhos de meninas mulheres ousadas, comprometidas. Nesse tempo de amorosidades partilhadas. De dádiva e dignidade.

Guardamos os retratos vivos, de confronto e resistência, de emancipação, de luz.

Memórias de um tempo, 2006, entre mulheres libertadas, habilitadas, com competências que a experiência validou e a certificação comprovou. Costureira, de infinita sabedoria, diplomada pela vida.

Joana Madeira afirmava -se, doce, no olhar, meiga no sorriso, suave no falar, airosa a comunicar, discreta e enérgica, no sonhar, no fazer, no procurar. Brilhava, entre as suas colegas, dava ideias, empreendia projetos, representava, transformava -se, com o seu vestido de noiva, no papel da donzela apaixonada, Vanina, personagem da peça de teatro, reescrita e memorizada por si, baseada no conto de Sophia de Mello Breyner Andresen” O Cavaleiro da Dinamarca”.

Partiu e dói saber que ficaremos privadas da sua delicadeza, das suas palavras ternas, da sua graça de menina encantada, com tantos sonhos por sonhar, com tantas perguntas por fazer, movida por uma curiosidade genuína.

Partiu grata, reconfortada com a beleza dos seus, com a felicidade da família, das lindas netas, do filho amado, envolta em serenidade. Uma senhora que soube aprender e ser, como mulher de enorme grandeza e dignidade. Comunicadora, criativa, dada às artes, à tecnologia, às línguas, ao canto e encanto de todos nós, suas amigas, tristes pela sua partida em 2021. Inesperadamente, sorrindo…

Eterna saudade!

Sobre o autor

AlmadaMundo administrator

Deixar uma resposta